Health

O que é o câncer de pele? Conheça as causas e sintomas

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o tipo mais comum da doença no Brasil e cresce anualmente

O câncer de pele é um tumor que atinge o maior órgão do corpo humano, a pele. Sendo o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. É o tipo de câncer mais comum em pessoas com mais de 40 anos de idade e é considerado raro em crianças e pessoas negras. O principal agente causador da doença é a exposição excessiva ao sol e aos raios ultravioletas.

A doença pode ser classificada de duas formas: câncer de pele melanoma e não melanoma

O câncer de pele melanoma tem origem nas células produtoras de melaninas que determina a cor da pele do indivíduo. Esse tipo de câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, seja na pele ou mucosas, em forma de mancha, pinta ou sinal. 

Esse tipo de câncer é considerado grave devido a possibilidade de ocasionar a metástase (quando o câncer passa a atacar outros órgãos do corpo), se for detectado no início as chances de cura são grandes.

O não melanoma é o responsável por 30% dos casos de tumores malignos no Brasil. Entre os dois tipos de câncer, o não melanoma é o mais frequente e o de menor mortalidade. Quando esse tipo é tratado precocemente as chances de cura são maiores, mas, se não houver tratamento o câncer pode provocar lesões pelo corpo. 

O não melanoma apresenta os seguintes tumores: o carcinoma basocelular (é o mais comum e menos agressivo, provoca feridas e nódulos pelo corpo. E o carcinoma espinocelular ( geralmente provocado em cima de uma ferida ou cicatriz, esse tipo de carcinoma pode ocasionar a metástase).

Veja os principais fatores de risco

O câncer de pele pode ser contraído por qualquer pessoa, mas a incidência é maior em pessoas de pele clara ou albinas. Outro fator é a idade, pessoas com mais de 40 anos de idade estão mais propensas a ter a doença. 

As pessoas com histórico familiar de câncer também estão vulneráveis a doença. As que trabalham com a exposição ao sol sem o uso correto do protetor solar. Exposição em máquinas de bronzeamento artificial. 

Esse tipo de câncer atinge mais homens do que mulheres. Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido têm um risco aumentado de câncer de pele. Pessoas que têm a leucemia ou linfoma, ou então aqueles que foram submetidos a transplantes de órgãos.

Como identificar o câncer de pele?

Os principais sintomas do câncer de pele são:

  • Manchas que coçam;
  • Manchas descamativas que sangram;
  • sinais e pintas que mudam de tamanho, cor e espessura;
  • feridas pelo corpo que não cicatrizam dentro de um mês;
  • enrugamento, mudanças na pigmentação e perda de elasticidade;

Fique ligado! O câncer de pele varia muito na aparência quanto na cor, tamanho e espessura. Alguns podem mostrar todas os sinais citados acima, enquanto outros podem ter apenas um ou dois sinais. 

Por isso, é importante ficar atento para qualquer novo sinal na pele ou mudança em uma pinta ou mancha, nesse caso o mais viável é procurar a ajuda de um dermatologista, e você pode encontrar um dermatologista em Manaus através do aplicativo ipok.

Como diagnosticar o câncer de pele?

Para detecção do câncer de pele, o dermatologista manaus realiza exames de rastreamento como forma de detectar a doença na fase inicial. Isso possibilita maiores chances de tratamento e menores sinais cirúrgicos. O paciente precisa estar atentos aos sinais e as mudanças no corpo. 

Existe uma regra aplicada para detectar esses sinais, o ABCDE. 

  • Assimetria: assimétrico (maligno) e simétrico (benigno);
  • Borda: irregular (maligno) e regular (benigno);
  • Cor: tons a mais (maligno) e somente um tom (benigno);
  • Dimensão: superior a 6mm (maligno) e inferior a 6mm (benigno;
  • Evolução: cresce e muda de cor (maligno) e não cresce e não muda de cor (benigno);

Todos os câncer de pele devem ser tratados precocemente, inclusive os de baixa mortalidade que podem provocar lesões pela pele em áreas expostas do corpo. 

Há muitas opções de tratamento para o câncer de pele, conheça alguns deles: 

    • cirurgia excisional: remoção do tumor com um bisturi. A técnica possui altos índices de cura, e pode ser empregada no caso de tumores recorrentes.
    • curetagem: usada em tumores menores, para remoção das células cancerígenas. Esse procedimento não é recomendado para tumores maiores.
    • criocirurgia: destruição do tumor por meio do congelamento líquido (nitrogênio). Esse procedimento não há cortes na pele, e não é recomendado para tumores maiores.

 

  • cirurgia a laser: remove as células usando o laser de dióxido de carbono e não causa sangramento.
  • cirurgia micrográfica de mohs: procedimento usado em tumores mal delimitados, ou quando o câncer é localizado no rosto. 
  • terapia fotodinâmica: o médico aplica um agente fotossensibilizante, como o ácido 5-aminolevulínico (5-ALA) na pele lesada. Após algumas horas, as áreas são expostas a uma luz intensa que ativa o 5-ALA e destrói as células cancerígenas.

 

Os procedimentos mais conhecidos como a quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e medicações via oral também são indicados pelo especialista. 

Como prevenir os casos de câncer de pele?

Antes de qualquer coisa é imprescindível se proteger do principal agente causador da doença, o sol, e proteger a pele dos raios UV que promove o melanoma e outros tipos de tumores.

As pessoas mais vulneráveis a doenças são as de pele clara, olhos claros e cabelos claros. Além dos que possuem histórico familiar, queimaduras e muitas pintas pelo corpo. Para prevenir a doença, siga algumas dicas. 

  • Quando tiver em exposição ao sol é importante o uso de chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares.
  • Use camisas de manga comprida, calças quando expostos ao sol;
  • Evite a exposição ao sol durante o período entre as 10 da manhã e 16 horas da tarde;
  • Use filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo; 
  • Observe o seu corpo, a fim de estar livre de qualquer sinal da doença como as pintas ou manchas suspeitas;
  • Tenha cuidado com a pele de seus filhos, a partir dos 06 meses as crianças podem usar protetor solar;
  • Consulte seu dermatologista pelo menos uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo, lembre-se, pele bonita é pele saudável.

Segundo a sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o tipo mais comum da doença no Brasil, e têm aumentado a cada dia. Por isso é tão importante seguir as dicas de prevenção.

Como encontrar um dermatologista em Manaus?

O dermatologista em manaus  pode ser encontrado no Sistema Único de Saúde (SUS), ou em consultórios particulares. Para garantir que a consulta será com um profissional qualificado, a plataforma de agendamento e marcação de consultas ipok, conta com especialistas disponíveis para sua necessidade. 

Baixando o aplicativo ipok você pode marcar sua consulta através do celular, no tempo e horário que você deseja e, parcelar em até 6x no cartão de crédito. A plataforma chegou para facilitar a sua vida aliada a tecnologia. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *